HVAC-R Abrava Exporta

Português | English | Español

Padrões e documentos eletrônicos no comércio exterior brasileiro

Compromissos internacionais assumidos pelo Brasil preveem medidas voltadas ao processamento eletrônico de documentos de importação, exportação ou trânsito de mercadorias. Aliado a isso, o cenário de pandemia reforçou a urgência de ajustes na forma como os documentos do comércio internacional são transmitidos.

Apesar de esforços recentes, existem standards e boas práticas internacionais que ainda não foram adotados nos controles administrativos e aduaneiros do comércio exterior brasileiro.

A CNI, por meio da Coalização Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB) e do Fórum de Competitividade das Exportações (FCE), realiza consulta às empresas sobre quais standards digitais e documentos eletrônicos são utilizados ou poderiam ser adotados pelos órgãos intervenientes.

O questionário eletrônico integra etapa de elaboração do estudo de diagnóstico e recomendações da Indústria, que será apresentado à Camex, sobre as adequações necessárias para ampliação de utilização desses padrões eletrônicos no comércio exterior brasileiro.

PRAZO: o questionário estará disponível até 24 de junho de 2022. https://www.sphinxnaweb.com/surveyserver/s/cnipesquisa/DocComex_Associacoes/quest.htm

O questionário deve ser preenchido por profissionais que lidam com exportação e importação de mercadorias.

As respostas terão caráter sigiloso, de uso não individualizado, preservando-se a confidencialidade das empresas.

Para mais informações entre em contato por e-mail: fce@cni.com.br ou cfb@cni.com.br